:: Arquivo Histórico Municipal de Salvador

{gallery}arquivo-historico{/gallery}

:: Legislação Arquivistica

Link documento PDF

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla ex libero, rutrum eget euismod eu, facilisis et velit. Nulla leo massa, pretium eget elementum sodales, malesuada ac ex. Suspendisse neque eros, pulvinar sit amet urna vitae, varius mollis lorem. Mauris cursus, lectus quis ultricies consequat, quam nisl varius nibh, ac imperdiet lectus risus in lectus. Phasellus ut lacus ut eros fringilla luctus. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Maecenas tempus nunc vitae nisl consectetur, lobortis eleifend dolor tempus. Aenean at orci eget augue efficitur hendrerit. Nullam vel ex sed lectus sagittis consectetur sed ut magna. Donec vestibulum justo sed felis scelerisque porta. Mauris placerat venenatis lorem, id tristique nulla fermentum id. Cras ultrices ex at ex ultrices commodo. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos.

Maecenas porttitor dapibus ante, eu sollicitudin felis rutrum non. Sed imperdiet hendrerit convallis. Mauris at volutpat risus. Aenean in ante leo. Sed euismod scelerisque malesuada. Nullam vitae sodales est, at scelerisque nibh. Sed id tellus eu felis dictum tristique. Ut tempor dui a gravida hendrerit. Ut dictum accumsan purus, ullamcorper rutrum risus congue a. Etiam vulputate mi eget accumsan eleifend. Donec fringilla placerat justo, et malesuada orci hendrerit nec. Aenean massa tellus, ultrices id dolor id, porta ultrices nulla.

Ut sollicitudin magna sed ex aliquam, et eleifend elit posuere. Quisque imperdiet ante id tincidunt maximus. In fringilla interdum libero, sit amet facilisis purus pulvinar quis. Sed aliquam dapibus maximus. Nulla pretium tempor pretium. Vivamus convallis magna arcu. Cras suscipit massa dolor, id tempus eros gravida lacinia. Curabitur consequat consectetur lorem, a fringilla mauris suscipit quis. Donec nec mollis tortor. Etiam neque massa, mollis quis neque interdum, ullamcorper congue odio. Integer in malesuada nunc. Pellentesque accumsan dolor velit, quis suscipit odio dictum sit amet. Sed laoreet neque sem. Sed laoreet purus ligula, vel blandit ex lacinia sollicitudin.

Link documento PDF

:: Conceito Arquivo Histórico

Reúne alguns dos mais preciosos documentos da história de Salvador, entre livros, cartas, mapas, registros, certidões, além de projetos arquitetônicos de ruas, praças e edifícios importantes da cidade.

Destacam-se ainda documentos de compra e venda de escravos, atas da Câmara Municipal, decretos administrativos do período pré-abolicionista, entre outros. Há também um acervo de partituras musicais raras, filmes antológicos realizados em diferentes épocas, fotografias e postais.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10:30h às 18h.

Endereço: Rua Chile, 31, térreo, 1º e 5º andares, Centro. CEP: 40.020-000

Agendamento: Audiovisual (71) 3202-7831 / Arquivo Permanente (71) 3202-7817

ACERVO DO EPUCS

No dia 14 de maio de 2014, a Fundação Gregório de Mattos abriu para o público o acervo do Escritório do Plano Urbanístico da Cidade de Salvador (Epucs).  Elaborado em Salvador entre 1942 e 1947 e capitaneado pelo engenheiro e urbanista Mário Leal Ferreira, trata-se do o plano urbanístico mais arrojado que Salvador teve no século XX, considerando a sua abrangência, teorias, concepções e desenho da cidade desenvolvidos.

O processo de recuperação do acervo durou 10 anos e foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e contou com o apoio do Instituto da Ciência da Informação da Ufba (ICI) e do Arquivo Público do Estado da Bahia (Apeb). As atividades foram coordenadas pela Dra. Ana Fernandes, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufba (Fau-Ufba).

Foram recuperados plantas, ofícios, mapas, orçamentos e todos os tipos de documentos remanescentes, os quais estavam praticamente perdidos, em decorrência da deterioração e abandono em que se encontravam por mais de 30 anos.

O acervo do Epucs está localizado no Arquivo Histórico Municipal de Salvador (AHMS), na sede da Fundação Gregório de Mattos, Rua Chile. Possui documentos em formato digital e físico disponíveis à população, que podem ser conhecidos no site .http://www.arquivohistorico.salvador.ba.gov.br

Subcategorias